Fermer la recherche
Fermer

Connexion

Sobre a SELF (Sociedade de Ergonomia de Língua Francesa)

Fundada em 1963, a Sociedade tem por missão promover a prática, o ensino e a pesquisa em Ergonomia tanto na França quanto nos países francófonos. A perspectiva adotada é de uma melhor adaptação dos meios e dos ambientes de trabalho et de vida das pessoas em geral, com o objetivo de garantir :

Os principais papéis da SELF são iniciar e facilitar trocas entre diferentes formas de pratica ergonômica (pesquisa, ensino, intervenção) ; e representar e defender a Ergonomia nas instâncias nacionais e internacionais.

A SELF é membro afiliada da International Ergonomics Association (IEA), uma federação das sociedades de ergonomia no Mundo.

O que é Ergonomia ?

A seguinte definição foi adotada pela IEA (International Ergonomics Association) em Agosto de 2000 :

“ergonomia (ou fatores humanos) é uma disciplina científica relacionada ao entendimento das interações entre os seres humanos e outros elementos ou sistemas, e à aplicação de teorias, princípios, dados e métodos a projetos a fim de otimizar o bem estar humano e o desempenho global do sistema”. Trata-se de uma disciplina orientada para uma abordagem sistêmica de todos os aspectos da atividade humana.

Estrutura da SELF

Atualmente, a SELF contêm um Conselho de Administração (CA) eleito pelos membros ativos, e 4 comissões temáticas animadas por membros ativos, fazendo ou não parte do CA.

As comissões atuais são as seguintes:

Membros

Se a Ergonomia da Atividade te interessa, você pode se tornar um membro !

A SELF contêm 510 membros na França e em outros países (278 membros ativos, 153 membros correspondentes, 60 membros estudantes, 16 membros de honra, 1 membros institucionais). Os membros compreendem ergonomistas em sua maioria, mas também médicos, fisioterapeutas, psicólogos, engenheiros (de segurança), pesquisadores, e profissionais que têm um interesse pela Ergonomia.

Condições para se tornar um membro ativo :

Condições para se tornar um membro correspondente ou correspondente-estudante :